quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PREOCUPAÇÃO EM DEMASIA ATRAPALHA O DESEMPENHO SEXUAL

Mudanças que os anos trazem ao corpo do homem e da mulher, além de estresse pelos problemas do dia a dia prejudicam a qualidade do sexo, segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA. Eles elaboraram uma lista de pequenas ações na vida a dois que podem trazer a libido de volta. Vale até começar a fazer um ‘diário de fantasias sexuais’.
De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Sexualidade, Carla Cecarello, os fatores que influenciam no desempenho sexual são transitórios, ou seja, reversíveis. “Basta que o casal não se deixe acomodar e se importe com a manutenção das características de conquista no relacionamento, por mais longo que seja”, afirma.
Entre as sugestões dadas pelos pesquisadores americanos, há dicas um tanto inusitadas e outras mais tradicionais. O ‘diário de fantasias sexuais’, por exemplo, tem como objetivo descobrir o que poderia oferecer mais prazer. Outra dica é fazer exercícios para fortalecer a musculatura da região pélvica todos os dias. Isto, de acordo com os estudiosos, é essencial para o casal garantir o orgasmo.
As recomendações mais ‘tradicionais’ são: conversar com o parceiro ou um médico para descobrir o que tornou a vida sexual morna e o que fazer para melhorar; entender que com o tempo o corpo muda, mas que isso não é desculpa para deixar o sexo de lado; e fazer atividades relaxantes não sexuais.
Para melhorar a qualidade do sexo, a mudança deve partir dos dois integrantes do casal. Em geral, a mulher se responsabiliza pelo insucesso da relação e procura orientação, mas o homem também deve fazer parte disso.
“Sexo é uma relação a dois. Portanto, dividir os problemas, não só do dia a dia, mas do relacionamento, é a melhor forma de ter prazer”, recomenda Carla. Segundo ele, mulheres são estimuladas por ações carinhosas e românticas. Portanto os homens devem investir no lazer a dois, lembrar de datas de aniversário do casal e agir de forma a gerar a admiração da parceira. “O romantismo masculino, um beijo bem dado, são coisas que podem reacender o sexo”, diz.
 

Nenhum comentário: